Ministério do Planejamento e Orçamento é responsável pela elaboração do orçamento federal e do Plano Plurianual; avaliação de políticas públicas; e planejamento e a formulação de políticas públicas de longo prazo destinadas ao desenvolvimento nacional. Sendo assim, é de especial relevância para a implementação de políticas públicas
que favoreçam o desenvolvimento das cooperativas no país. A pasta é um ator fundamental na destinação de recursos para os outros órgãos e políticas, a exemplo do crédito e seguro rural.
PARTIDO
MDB/MS.
NASCIMENTO
Três Lagoas/MS.
FORMAÇÃO
Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Ciência do Direito pela Escola Superior de Magistratura e mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
DESTAQUES
Senadora (2015-2022); vice-governadora do Mato Grosso do Sul (2011-2015); secretária de Governo de Mato Grosso do Sul (2013-2014); prefeita de Três Lagoas (2005-2010); deputada estadual do Mato Grosso do Sul (2003-2005); e consultora jurídica da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (1995 – 1997).
OUTRAS INFORMAÇÕES
Durante o seu mandato no Senado, foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ (2019-2020). Nas eleições de 2022, concorreu ao cargo de presidente da República, ficando em terceiro lugar. No segundo turno, participou ativamente da campanha do presidente Lula, sendo o seu apoio fundamental para atrair votos do centro e centro-direita. Tebet é filha do ex-senador e ex-presidente do Congresso Nacional Ramez Tebet.
COOPERATIVISMO
Na sua campanha eleitoral para a Presidência da República, prometeu financiamento e menos impostos para cooperativas de reciclagem.
Compartilhar