O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da última gestão foi dividido em três pastas distintas: Ministério da Agricultura e Pecuária; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e Ministério da Aquicultura e Pesca. A nova pasta será responsável pela política agrícola, defesa agropecuária, assistência técnica e extensão rural, cooperativismo na agropecuária, desenvolvimento rural sustentável, comércio internacional, e outros temas. É importante citar que foram transferidos da pasta o Serviço Florestal Brasileiro (Meio Ambiente), responsável pelo Cadastro Ambiental Rural, bem como a Companhia Nacional de Abastecimento (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar). A antiga Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo foi aglutinada e transformou-se em Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo.
PARTIDO
PSD/MT
NASCIMENTO
Bela Vista do Paraíso/PR
FORMAÇÃO
Atualmente cursa Gestão Pública pelo Centro Universitário Grande Dourados - UNIGRAN.
DESTAQUES
Agricultor; delegado da Associação dos Produtores de Soja e Milho – Aprosoja (2006-2012); presidente da Aprosoja (2012-2015); vice-governador do Mato Grosso (2015-2018); senador de Mato Grosso (2020-2022); ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2023-).
OUTRAS INFORMAÇÕES
Fávaro iniciou sua profissão de agricultor em 1986, quando mudou-se com sua família para um assentamento da reforma agrária em Lucas do Rio Verde (MT). Iniciou sua carreira política ao participar do movimento “Grito do Ipiranga”, em 2005, quando agricultores, principalmente do estado de Mato Grosso, protestaram pela diminuição do valor do combustível, de insumos agrícolas e da política cambial. Com o sucesso do movimento, passou a fazer parte da Associação dos Produtores de Soja e Milho – Aprosoja, chegando à presidência da entidade. Em 2014, foi eleito vice-governador do MT na chapa de Pedro Taques. Senador desde 2020, foi um dos primeiros representantes do setor agro a apoiar a candidatura de Lula à Presidência da República.
COOPERATIVISMO
Foi presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde (Cooperbio Verde). Enquanto vice-governador, se reuniu com diversas cooperativas com o objetivo de debater políticas públicas.
Compartilhar