O ministério é responsável pela política diplomática internacional, representando o país em negociações políticas, econômicas, financeiras e culturais com estados estrangeiros. Para o cooperativismo, o órgão possui papel estratégico por suas funções de organização de missões internacionais e de promoção comercial, principalmente no que se refere à pauta de exportações de produtos das cooperativas agropecuárias.
PARTIDO
Não filiado.
NASCIMENTO
Rio de Janeiro/RJ.
FORMAÇÃO
Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense.
DESTAQUES
Diplomata; chefe de gabinete da Secretaria-Geral de Relações Exteriores; embaixador do Brasil na Argentina (2004-2010); embaixador do Brasil nos Estados Unidos (2010-2015); ministro das Relações Exteriores (2015-2016); representante permanente do Brasil nas Nações Unidas (2016-2020); embaixador do Brasil na Croácia (2020-2022); ministro das Relações Exteriores (2023-).
OUTRAS INFORMAÇÕES
Mauro Vieira é diplomata de carreira, tendo exercido diversos cargos no MRE, como chefe de diversos departamentos internos, bem como de embaixador em países com grande importância diplomática, como Argentina e Estados Unidos. Durante quatro anos também foi o representante do país na Organização das Nações Unidas e entre 2015 e 2016 foi Ministro das Relações Exteriores durante o governo Dilma Rousseff.
COOPERATIVISMO
Não localizado.
Compartilhar