Ampliação da exportação de produtos agropecuários brasileiros

Atualizado em 27.03.2023

Descrição

O setor agropecuário tem sido a área responsável por manter o superávit da balança comercial do Brasil e a saúde da nossa economia, contabilizando 1/3 do Produto Interno Bruto e 50% de todas as mercadorias exportadas. Nosso país possui uma ampla gama de iniciativas que visam levar a produção agropecuária brasileira ao mundo. Dentre elas, podemos citar as missões internacionais, a participação em feiras, bem como o trabalho desenvolvido por nossos adidos agrícolas.

Reconhecemos que o trabalho realizado pelo Poder Executivo Federal para ampliar os mercados internacionais de nossos produtos agrícolas tem gerado grandes resultados positivos. Neste âmbito, trabalhamos em estreita colaboração com os Ministérios das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), visando auxiliar o trabalho realizado por esses órgãos.

Nesse cenário, é preciso atuar em parceria com outros países no âmbito multilateral para buscar soluções que reduzam conflitos comerciais, bem como para negociar regras de comércio e investimento que garantam o aproveitamento dos benefícios de uma economia globalizada. Ou seja, o crescimento do Brasil pode ser impactado positivamente por um sistema de comércio mundial mais aberto e adequadamente regulado, inclusive no que tange à aplicação de barreiras não tarifárias, especialmente para o ramo agropecuário. Por isso, defendemos que o Brasil assuma a liderança dessas discussões. Já em âmbito bilateral é preciso demonstrar a disponibilidade para uma maior abertura comercial e para dar continuidade aos acordos que vem sendo negociados.

 

Atores-chave

Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério da Agricultura e Pecuária; Ministério das Relações Exteriores; e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Receba nossas atualizações

Cadastre-se para
receber as atualizações
de nossos projetos,
propostas e informativos!

INSCREVA-SE

Acompanhe nosso trabalho