As cooperativas desempenham um papel fundamental na economia, promovendo a inclusão social, a geração de empregos e a distribuição equitativa dos benefícios. Portanto, ao considerar o fortalecimento da indústria, é essencial que as cooperativas sejam reconhecidas e apoiadas, garantindo que seus interesses e necessidades sejam atendidos. Isso contribuirá para uma indústria mais diversificada, resiliente e sustentável, beneficiando tanto os trabalhadores quanto a sociedade como um todo.
A nova política possui seis missões relacionadas à ampliação da autonomia, à transição ecológica e à modernização do parque industrial brasileiro. Entre os setores que receberão atenção, estão a agroindústria, a saúde, a infraestrutura urbana, a tecnologia da informação, a bioeconomia e a defesa.
Para o cooperativismo, as missões de maior interesse são: Missão 1: Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética; Missão 2: Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde; Missão 3: Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades e Missão 4: Transformação Digital da indústria para ampliar a produtividade.
Ministérios e Presidência da República